VOLUNTARIADO X ATITUDE
Depoimentos dos integrantes do Comitê
Regional do Oeste de santa Catarina
O voluntariado, antes de mais nada, é resgatar a verdadeira essência do Ser Humano, e ser um humano não é passar pela vida, é ter a capacidade de decidir em fazer a diferença. O trabalho voluntário tem este sentido, é um ato de decisão de quebrar a rotina negativa de alguém, em fazer o bem sem esperar algo em troca, é a declaração do amor. Mas se não bastasse, o voluntariado ao contrário do que dizem, tem um pagamento, não de forma pecuniária, mas sim um pagamento único. Certamente quem já fez algum trabalho voluntário e pôde fazer a diferença na vida do outro, teve aquela inesquecível sensação de purificação, uma percepção de igualdade e fragilidade dos homens independente de suas situações financeiras.
Em específico, a ONG Moradia e Cidadania oportuniza (com muita base) a efetivação do trabalho voluntário. Nomeadamente, o Comitê Oeste Catarinense atua com alguns programas, em especial os “Amigos da Alegria” que se sintetiza na tentativa dos voluntários em realizar uma limpeza mental e espiritual nas pessoas mais despojadas de saúde e carinho, através de músicas, piadas, teatros e qualquer atitude que visa quebrar um pensamento ruim, uma decadência mental, atuando nas dependências de Hospital, Albergue e Asilo.
O trabalho com doações de igual forma é muito interessante, é uma situação de engajamento geral, tanto dos que ajudam quanto os querem ser ajudados. É uma emoção muito gostosa, realmente.
Para mim, o sentimento filantrópico é uma via de mão dupla, quando acionado, produz uma reação de maior intensidade para o seu criador. A imagem de um sorriso, uma lágrima de agradecimento, uma foto, uma risada, qualquer rastro de afeição, vale o dia, a semana, o mês daquele que deixa sua família e trabalho, para ser mesmo que por pouco tempo, a única família da pessoa carente, mas eternamente um amigo.
Tenho comigo uma reflexão que um dia li num livro, o homem se gabar-se por ter feito um gesto humano, é o mesmo que um pássaro gabar-se a outros pássaros por ele ter asas. Ou seja, é do Ser humano, ser humano.
Enfim, é isso que fica. É o trabalho remunerado pela amabilidade entre as pessoas. Ser voluntário é a satisfação em poder ser recompensado pelo que há de mais valoroso no mundo, o carinho, a amizade, a realidade, o amor.