As oficinas de dança e teatro para crianças iniciaram em 2013 e a aulas são realizadas semanalmente no Centro Cultural Deutsche Schule, com condução de professores especializados e acompanhamento de uma terapeuta ocupacional. Os dois primeiros anos das oficinas infantis foram patrocinados por meio de projetos aprovados no Mecenato do Simdec – Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura, da Fundação Cultural de Joinville.
Para 2015 o IMPAR optou em inscrever neste mecanismo o projeto de implantação das oficinas para adolescentes, público para o qual até então não eram desenvolvidas atividades dentro do Arte para Todos. O objetivo era poder oferecer a continuidade de atendimento para as crianças das oficinas infantis que estavam mudando de faixa etária também nos atendimentos do Naipe. O projeto foi inscrito e aprovado no Simdec e as novas turmas de teatro e dança para adolescentes, com idade entre 11 e 17 anos, iniciaram agora em março.
Entretanto, com o objetivo de manter o atendimento a crianças com idade entre 07 e 10 anos, o IMPAR desenvolveu um projeto de financiamento por patrocínio coletivo, visando custear a estrutura necessária para a realização do trabalho com as crianças ao longo de 2015.
As crianças que participam das oficinas são selecionadas entre pacientes atendidas pelo NAIPE, de acordo com critérios médicos e com o interesse da família em participar. O papel dos profissionais que atuam no programa é trabalhar com aquilo que o deficiente sabe e tem potencial para fazer, valorizando seu melhor e estimulando o crescimento de sua autoestima e autoconfiança. O trabalho em grupo proporciona confiança, parceria e respeito; e possibilita o desenvolvimento em vários aspectos, inclusive os neuropsicomotores.
Durante as aulas são desenvolvidos trabalhos cênicos que são apresentados em eventos públicos, como na Mostra Arte para Todos, realizada no Teatro Juarez Machado, e na Feira do Príncipe, na Praça Nereu Ramos.
O projeto conta também com atividades de dança e teatro direcionadas aos pais dos alunos e aos funcionários do NAIPE. As atividades de sensibilização em arte inclusiva, destinadas a pais e cuidadores dos alunos que integram o programa, visam estabelecer uma conexão entre o trabalho desenvolvido nas oficinas com a rotina doméstica e social dos alunos, gerando impactos positivos no convívio familiar. Os workshops desenvolvidos para a equipe de funcionários do Naipe buscam conectar as atividades médicas e terapêuticas desenvolvidas por eles com o trabalho artístico realizado nas oficinas, possibilitando assim uma análise global da evolução do aluno-paciente.
Ao longo do ano também serão realizadas visitas de integração sociocultural em instituições como Escola Bolshoi, Casa da Cultura e Instituto Juarez Machado e eventos como a Feira do Livro, Festival de Dança de Joinville e CENA – Mostra de Teatro de Joinville. Estas atividades envolvem a participação de pais e cuidadores, com o objetivo de promover a integração sociocultural dos participantes do programa e apresentar os espaços, atividades, instituições e eventos culturais da cidade.