INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA PEDAGOGIA DA BOLA
Este projeto visa apresentar a escolinha de futsal na cidade de São José localizada na grande Florianópolis com o objetivo de reunir as crianças no período do contra turno escolar para oferecer a oportunidade de aprender um esporte tão em voga no Brasil, lazer, entretenimento, além de promover o desenvolvimento humano, social e intelectual.
Serão ofertadas 120 vagas em cada cidade, voltadas para crianças de baixa renda,e devidamente matriculadas no ensino regular dos municípios atendidos. O projeto é uma forma também de estimular as crianças a buscar novos horizontes, através do esporte, as crianças poderão aprender a ter domínio do próprio corpo, saber olhar e recolher informações, cooperar com os colegas, saber decidir e controlar as próprias emoções. Paralelamente, as crianças também receberão lições de disciplina, autoconfiança, auto-estima, ensina valores como solidariedade, humildade, altruísmo e respeito por colegas e adversários. Estes elementos constituem a base de um harmonioso domínio
corporal e psíquico que torna o esporte prazeroso para quem joga e agradável para quem vê. O projeto tem como parceiro a Prefeitura de São José.
A necessidade de implantação de políticas públicas que garantam melhores condições de vida e mais oportunidades para as crianças do projeto pedagogia da bola. Assim, o esporte, mais que uma alternativa de lazer e entretenimento, surge como uma das melhores formas de garantir a integração social.
Além de ser uma ferramenta de integração justamente por não distinguir classe social e raça, o esporte é também um instrumento com grande potencial transformador e de promoção do desenvolvimento social e humano. É ainda - não se pode ignorar - uma chance de formar novos talentos e o ponto de partida para uma mudança de comportamento e de ampliação de oportunidades.