VERDE VIDA E MORADIA E CIDADANIA COLORINDO VIDAS
O projeto tem como seu principal objetivo atender adolescentes e oferecer-lhes atividades que garantam a formação técnica, cidadã e profissionalizante, amparando-se no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei N. 8.069). Nos Art. 3º e 4º consta que os adolescentes têm direito a todas as oportunidades e facilidades que lhe facultem o desenvolvimento físico, mental, moral e social, em condições de liberdade e dignidade. A efetivação dos direitos à saúde, educação e à profissionalização é garantida através das atividades proporcionadas pelo projeto e constante quando os adolescentes forem encaminhados para o mercado de trabalho.
Os adolescentes atendidos pelo projeto vivem em situação de risco e vulnerabilidade social e, por isso mesmo, precisam desenvolver suas capacidades e habilidades para se sentirem cidadãos capazes de responder positivamente aos apelos da sociedade. A oficina de manicure tem sido um importante fator na melhoria da renda familiar dos beneficiários participantes. No ano de 2012 a oficina esta atendendo adolescentes entre a faixa etária de 12 aos 18 anos.
As famílias destes beneficiários têm renda entre 250,00 e 2.376,00 e tem entre 2 a 12 pessoas morando na casa. No ano de 2012 o Programa Verde Vida atenderá diretamente 110 adolescentes anualmente.
A oficina de Manicure e Pedicure tem sido fortalecida na ONG, já que no ano de 2012 o Programa passou a colocar em prática a oficina de Escola da Beleza, onde também atende e profissionalizará durante dois anos 40 beneficiários, destes beneficiários 6 são atendidos pela oficina de Mancicure e Pedicure, a Escola da Beleza tem sido uma complementação.
A ONG Verde Vida está sediada na de Chapecó e foi criada com o objetivo de dar uma oportunidade de desenvolvimento social e de qualidade de vida para a população de Chapecó. O Verde Vida Programa Oficina Educativa mantém sua sustentabilidade com a coleta de materiais recicláveis e assim consegue gerar empregos, contribuindo para o desenvolvimento econômico da comunidade. Através das 21 oficinas socioeducativas oferecidas, trabalhamos conceitos como: respeito ao próximo, valorização da vida, valores éticos e morais, participação ativa, cooperação, senso crítico diante das situações vivenciadas e, principalmente, a reflexão sobre as escolhas que cada um faz em sua vida, para dar uma nova perspectiva de vida para adolescentes em situação de risco. Ao longo dos 16 anos de atuação, já atendeu em torno de 1.190 adolescentes encaminhando em torno de 32% destes ao mercado de trabalho, melhorando as condições de aprendizagem, elevando o nível de escolaridade dos adolescentes atendidos, dando condições para que os adolescentes não reproduzam o modo de vida de suas famílias vítimas da exclusão e do sub-emprego.
.