Oficinas Educação Biocêntrica - SR SUL

Oficinas Educação Biocêntrica - SR SUL

O objetivo deste projeto é desenvolver uma proposta interdisciplinar focada no desenvolvimento da inteligência afetiva e da sustentabilidade para reduzir a violência escolar, contribuir no processo de ensino e aprendizagem, prevenção do uso de substâncias psicoativas, melhoria da autoestima e no fortalecimento dos vínculos afetivos no cotidiano escolar e familiar.                                                                                                   

De acordo com o Nobel da Paz de 1952, Albert Schweitzer

“ quando  o   homem aprender a respeitar até o menor ser da criação

seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar os semelhantes”

 O Princípio Biocêntrico,  é um novo paradigma no qual todo o universo está em função da vida; segue um modelo interativo, de rede, de encontro e de conectividade; situa o respeito à vida como centro e ponto de partida de todos os saberes e comportamentos humanos, e restabelece a noção de sacralização da vida. 

Partindo desse pressuposto, estamos desenvolvendo o projeto Educação Biocêntrica mediando o Fortalecimento de Vínculos e na redução da Violência Escolar desde julho de 2012 na Escola Municipal Ensino Básico Faustina da Luz Patrício com relevantes resultados na violência escolar, no fortalecimento dos vínculos   e no processo de ensino aprendizagem,  visto que esta instituição atende 120 alunos entre 05 e 11 anos de idade, em situação de risco e vulnerabilidade social.

Além das necessidades prementes apontadas acerca do segmento deste bairro, este projeto tem a relevância de questões apontadas nas politicas públicas, uma das quais é tornar as atividades do contraturno da instituição  efetivamente pedagógica para que haja melhoria na qualidade de aprendizagem escolar e inclusão social destes alunos.

Desta forma, o projeto pretende suprir estas lacunas para que estas crianças e suas respectivas familias tenham a oportunidade de serem protagonistas no processo de mudança de uma sociedade mais humana, justa e sustentável. Nesse sentido,gostaríamos que a equipe analisadora tivesse a sensibilidade de perceber a relevância da continuidade desse projeto para que possamos juntar os indicadores necessários e posteriormente multiplicar em outras escolas.  

 METODOLOGIA

A metodologia utilizada nesse projeto será a partir do pressuposto   da Educação Biocêntrica – método reflexivo-dialógico-vivencial (Paulo Freire, Edgar Morin e Rolando Toro). Segundo o pressuposto da pedagogia dialógica, da qual valoriza os saberes trazidos pelos alunos, os seus interesses singulares, seus problemas, suas iniciativas para tornar as atividades mais  dinâmicas, vivenciais  qualificando no fortalecimento de vínculos e no desenvolvimento da inteligência afetiva.

Na metodologia dialógica os sujeitos aprendem a conviver com seus colegas, professores e familiares com dignidade, ética e afeto, partilham as dificuldades e as conquistas, revelam o significado de suas aprendizagens e traçam diretrizes para uma vida sustentável.

As oficinas serão realizadas em quatro turnos semanais, sendo que: cada turma terá uma oficina na semana. De acordo com o planejamento, será selecionado uma palavra ou frase geradora à ser trabalhada a cada mês;

exemplo: “sustentabilidade” e a partir da palavra geradora  serão realizadas as oficinas e atividades sobre Educação Ambiental. Artes, Teatro, Musicalização, Poesia, Artes Plásticas, Cidadania, Círculos de Cultura, Arte Identidade, Danças de rodas.

PARA CONHECER A DEFINIÇÃO DE ALGUMAS ATIVIDADES:

Arte-Identidade:  é uma abordagem pedagógica e terapêutica que utiliza a arte como ferramenta de mediação da relação indivíduo-mundo-indivíduo; esta atua como facilitadora da expressão do potencial de vida inerente a todo ser humano, possibilitando a transformação individual e coletiva. Foi  criada pelo  psicólogo Cezar Wagner de Lima Góis em 1990.

Círculos de Cultura: visa promover o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita e se realiza no interior do debate sobre questões centrais do cotidiano como trabalho, cidadania, alimentação, saúde, organização das pessoas, liberdade, felicidade, valores éticos, política, oprimido, economia, direitos sociais, religiosidade, cultura, entre outros.

Danças  de Roda:  o  objetivo principal na Dança de roda   não é a técnica e sim o sentimento de união de grupo, ela é indicada para pessoas de qualquer idade, raça ou profissão, auxiliando assim a pessoa a tomar consciência de seu corpo físico, acalmar seu emocional, trabalhar sua concentração e memória. Na Dança de roda é utilizado músicas regionais e folclóricas dos diversos povos do mundo, além de músicas clássicas..

Musicalização e  Aprendizagem: A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma espécie de modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento filosófico.  As crianças que desenvolvem  trabalho com a música apresentam  melhor desempenho na escola e na vida como um todo e geralmente apresentam  notas  melhores, são crianças mais afetivas e  tranquilas. 

Platão dizia que “a música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”.
Hoje é perfeitamente compreensível essa visão apresentada por Platão, visto que a música treina o cérebro para formas  relevantes de raciocínio.

Jogos Cooperativos: são dinâmicas de grupo que tem por objetivo despertar a consciência de cooperação, como uma alternativa possível e saudável no campo das relações sociais, promove efetivamente a solidariedade e a cidadania. São jogos para unir as pessoas, fortalecer a confiança em si, nos outros e numa sociedade sustentável.

 
                      

 

 



Translate this Page